RESUN para os estudantes: Até quando?

by

Estudantada,

Sabemos que o Restaurante universitário é hoje um dos símbolos de uma luta histórica dos estudantes por melhorias na assistência estudantil. A universidade não basta “oferecer ” ensino e promover espaços para a pesquisa e extensão. É função dessas instituições públicas o acesso de qualidade dos estudantes, servidores e professores.  Nesse contexto, o Restaurante Universitário da UFS cumpre uma função muito importante na permanência dos estudantes e trabalhadores na longa maratona de estudos e na exaustiva jornada de trabalho dos funcionários.

O Fórum de Mobilização Estudantil- FME, através do ato que será realizado nesta quinta feira, irá levar a questão do RESUN para ser explicada em audiência pública pela Reitoria. O fato é que as filas aumentam cada vez mais. O número de funcionários estatais diminui, enquanto a demanda pelo uso do RESUN aumenta.

Some-se a isso a precárias condições do restaurante. Se tudo isso não bastasse, ainda existe o perigo de a reitoria privatizar ou terceirizar o RESUN (seja lá qual for o apelido que o poder público use para tirar a autonomia e o caráter estatal do serviço). Se essa idéia vingar, a tendência dos preços da comida servida é aumentar. E então, não é difícil de concluir que a função do RESUN deixará de existir: Proporcionar a permanência dos estudantes e trabalhadores na Universidade. Passará a ser: proporcionar o lucro para o setor privado e o aumento do ônus público com investimentos no setor privado.

Por um RESUN estatal, que cumpra a assistência estudantil e que seja verdadeiramente público!!!


Texto escrito por Paulo Pontes
acadêmico do 3º período do curso de medicina da UFS

Anúncios

Uma resposta to “RESUN para os estudantes: Até quando?”

  1. Audiência Pública: nas vésperas do aniversário da UFS quem ganhou o bolo foram os estudantes. E não foi de chocolate. « Seja Realista: Peça o Impossível Says:

    […] RESUN […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: