Ato público unificado dos estudantes da UFS na quinta-feira às 9h da manhã

by

Um alô aos nossos colegas de curso!! 🙂

Um alô e um chamado, na verdade.

Na quinta-feira ocorrerá, na nossa querida Universidade Federal de Sergipe, um ATO PÚBLICO, puxado pelo Fórum de Mobilização Estudantil – FME, que reunirá estudantes de toda a UFS para cobrar da Reitoria uma AUDIÊNCIA PÚBLICA para esclarecer a comunidade acadêmica sobre diversos pontos, como a situação do RESUN, o REHUF, Transporte Coletivo, a estrutura da UFS e as salas dos Centros Diretórios Acadêmicos (a discussão de alguns temas já foi colocada nos posts passados). A concentração pro ato será às 9h da manhã na Pracinha da Didática 1.

E POR QUE EU IRIA PRA ESSE ATO?

Bom, vários são os motivos. Existem diversos aspectos no nosso curso e na universidade em geral que merecem melhorias. E muito desses pontos coincidem com reivindicações de outros cursos. Por isso é importante que TODOS os estudantes da UFS se mobilizem e se unam nessa luta por melhorias, e cabe também a nós, estudantes de medicina, colaborar nessas reivindicações.

Segundo que, todos sabem, normalmente nós estudantes de medicina somos vistos por estudantes de outros cursos como a galera que se isola, que não se integra com outros estudantes, que vive num mundo a parte dentro da universidade. Eu não acho que isso deva ser verdade. E eu acredito que você que tá lendo o boletim também não. Portanto cabe a nós mudar essa imagem negativa. A participação em peso da GALERA DE MEDICINA nesse ato é uma chance de mostrarmos que estamos sim preocupados com o futuro da Universidade e queremos nos unir aos outros estudantes nessa construção coletiva.

Por isso, colegas, façamos um esforço para comparecer nesse ato e ajudar na luta por uma UNIVERSIDADE DE QUALIDADE para nós!

————————————————————————————–

  • TRANSPORTE COLETIVO

Com relação ao transporte público, nós estudantes fomos pegos de surpresa com o fato de que o Cartão Mais Escolar foi suspenso para alunos de cursos à distância, pós-graduação e pré-vestibulares. Além do mais, o Setransp – Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju – também quer retirar o passe de estudante que mora perto da escola. Achamos que a Reitoria tem o dever de comprar essa briga em prol dos estudantes e cabe a nós exigir um posicionamento nesse sentido.

[Leia mais no site do Cinform]

[Leia mais no site da Infonet]

————————————————————————————–

  • ESTRUTURA DA UFS

Nós viemos acompanhando, ao longo dos últimos anos, diversos problemas estruturais na Universidade Federal de Sergipe. Problemas esses que, na nossa leitura, foram agravados com a aprovação do REUNI em 2007. Nós da medicina temos problemas com aulas práticas no HU; os estudantes de direito estão com aulas agendadas para a Didática VI (que ainda não foi construiída); estudantes de Educação Física têm uma piscina interditada há 2 anos; estudantes de Comunicação possuem apenas três câmeras fotográficas para várias turmas; a galera dos cursos de Laranjeiras também enfrentam problemas com falta de professor. E aí fica a pergunta: O QUE FALTA PARA QUE NÓS ESTUDANTES NOS MOBILIZEMOS PERANTE ESSA SITUAÇÃO? Devemos cobrar esclarecimento da Reitoria!

————————————————————————————–

  • SALAS DOS CENTROS E DIRETÓRIOS ACADÊMICOS

Historicamente os Centros e Diretórios Acadêmicos sempre foram importantíssimo na luta pelas melhorias nos cursos, na universidade e chegaram até a ter participação fundamental em lutas histórias na sociedade em geral. Tendo em vista isso, achamos fundamental que seja garantido o direito a estruturas físicas que permitam a organização desses estudantes em seus CAs e DAs. Porém, os setores burocráticos da UFS não pensam o mesmo. A galera de Engenharia Florestal teve a sala do centro acadêmico tomada para a construção de um banheiro, e atualmente é o pessoal de Letras que, com a divisão do departamento de Letras, corre o risco de perder também a sala do centro acadêmico. Daqui a pouco acontece o mesmo com a nossa sede do Camed, já pensou? A organização em centros acadêmicos é um direito que interessa diretamente a nós estudantes e devemos lutar por isso, e não esperar sentado que isso se resolva por si só!

Anúncios

Uma resposta to “Ato público unificado dos estudantes da UFS na quinta-feira às 9h da manhã”

  1. Audiência Pública: nas vésperas do aniversário da UFS quem ganhou o bolo foram os estudantes. E não foi de chocolate. « Seja Realista: Peça o Impossível Says:

    […] Transporte coletivo, estrutura da UFS e espaços físicos dos Centros Acadêmicos […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: